Cosco e CSCL oficializam fusão

15/12/2015

Cosco e CSCL oficializam fusão

 

Armadores visam “reestruturar e integrar o transporte marítimo a fim de se tornar uma das quatro maiores gigantes de transporte de contêineres do mundo”

 

Kamila Donato


Em negonoticiado pelo Guia Marítimo News, os armadores CSCL (China Shipping Container Lines) e Cosco (China Ocean Shipping) anunciaram a fusão das companhias. “Nós decidimos cooperar com a CSCL para ampliar ainda mais nossa cobertura de rotas e expandir nossa carteira de produtos. A reestruturação e consolidação nos permitirá fornecer aos nossos valiosos clientes serviços mais abrangentes e confiáveis de transporte marítimo”, disse a Cosco em comunicado.


Segundo a companhia, a fusão vem com o objetivo de “reestruturar e integrar a fim de se tornar uma das quatro maiores gigantes de transporte de contêineres do mundo. Vamos combinar nossos recursos de qualidade para alcançar sinergias e prestar um melhor serviço ao cliente”.


As companhias anunciaram planos para reestruturar os ativos-chave, dando início as reformas das empresas públicas na indústria naval da China. A reestruturação e consolidação criará uma das quatro maiores linhas de contêineres do mundo, com uma frota de 288 navios porta-contêineres, dos quais 84 navios são maiores do que 8.000 Teus, e capacidade total de transporte de aproximadamente 1,6 milhões de Teus. “Esta reestruturação e consolidação nos ajudará a combinar esses recursos de qualidade, lançando assim uma base sólida para que nós possamos melhorar nossa competitividade”.


A Coscon (Cosco Container Lines), uma subsidiária da Cosco, vai alugar ativos da CSCL, incluindo navios e contêineres, além de alienar o negócio voltado para o transporte a granel, enquanto isso, a Cosco Pacific vai comprar os ativos portuários de China Shipping e CSCL, a fim de consolidar as empresas de transporte de contêineres e portos.


A CSCL vai conseguir a transformação do negócio de arrendamento de navios e contêineres; a aquisição do negócio de arrendamento detida pela Cosco e China Shipping; além de injetar outros negócios e ativos de financiamento de navios. “A expansão de capacidade de transporte vai alargar o âmbito dos negócios e nos permitirá otimizar a rede de rotas e melhorar a estrutura da frota. A reestruturação e consolidação também irá melhorar a nossa capacidade de oferecer serviços de qualidade aos nossos clientes, criar novas oportunidades de cooperação com os nossos fornecedores e parceiros de aliança, e oferecer aos nossos funcionários uma plataforma de desenvolvimento mais amplo”, disse ainda o comunicado.

 

FONTE: Guia Marítimo